Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Neurociências e Cognição da PUC-Rio

Slide background

31 MAIO - 02 JUNHO - 2018

SAIBA MAIS

Apresentação

Em 1830, o navio Beagle foi escolhido pelo serviço de estudos hidrográficos e cartográficos da Inglaterra para uma expedição à América do Sul com o objetivo de mapear a costa. O comando do navio ficou sob a responsabilidade do capitão Robert FitzRoy, que viu na expedição uma oportunidade de investigar a história natural do subcontinente. Para tanto, em 1831, solicitou a pesquisadores da Universidade de Cambridge o nome de um naturalista para o acompanhar na expedição. O então botânico e professor Henslow indicou Charles Darwin, que havia concluído recentemente o bacharelado em Artes e demonstrava grande interesse nos assuntos relacionados à fauna e à flora, demonstrando inclusive experiência com pesquisas de campo em geologia. Darwin entusiasmou-se com viagem e teve de convercer sua família de que a expedição certamente agregaria grande valor à sua profissão.

A tripulação do navio chegou ao Brasil em fevereiro de 1932, nos arquipélagos de São Pedro e São Paulo. De lá rumaram para Fernando de Noronha e, no dia 28 do mesmo mês, ancoraram na Bahia de Todos os Santos/Bahia, onde Darwin maravilhou-se com a riqueza da história natural do terreno. A expedição alcançou a cidade do Rio de Janeiro em 3 de abril de 1932. Após mapear a costa de Cabo Frio, Darwin partiu, por terra, até o Rio de Janeiro e alojou-se em Macaé, ao norte do estado. Os dados coletados durante a viagem (ex.: insetos e plantas no Brasil, fósseis na Argentina, pássaros em Galápagos), levaram Darwin à formulação do paradigma da Evolução, desenvolvido em detalhes pela primeira vez no livro “On the Origin of Species” (1859).

Em homenagem à passagem do pesquisador pela cidade do Rio de Janeiro, o Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Neurociências e Cognição da PUC-Rio (INCog) propõe o evento “Na rota de Darwin: a evolução do comportamento humano”, que terá lugar na Pontifícia Universidade do Rio de Janeiro, entre os dias 31 de maio e 02 de junho de 2018. O evento foi concebido como uma forma de celebrar a passagem de Darwin pelo Brasil e, em especial, sua visita ao Rio de Janeiro em 1832, a caminho de Galápagos. Reunimos renomados pesquisadores nacionais e internacionais de diferentes áreas do conhecimento e diversas facetas da Teoria da Evolução, criando uma oportunidade para a promoção do intercâmbio acadêmico em um ambiente interdisciplinar de discussão acerca do tema, considerando os desafios atuais no campo da biologia evolutiva aplicada ao comportamento humano, bem como prevendo problemas futuros e novos caminhos a serem traçados, implementando, assim, a contribuição de Darwin para a compreensão de quem somos e como é o ambiente em que vivemos.

Confira a programação completa do evento clicando aqui.

As inscrições são limitadas e devem ser realizadas online, acesse a página de inscrições clicando aqui.

Para mais informações, contate-nos através do endereço eletrônico Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Todas as mensagens serão respondidas em até 24 horas úteis.

 

REALIZAÇÃO APOIO
logo-INCOG-HI-RES.png                             puc rio logo          

 

 

Contato

INCog/PUC-Rio
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Rua Marquês de São Vicente, 225
Gávea, Rio de Janeiro - RJ - CEP: 22451-900

E-mailincog@puc-rio.br

INCog no Facebook

Search