Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Neurociências e Cognição da PUC-Rio

Pesquisa

LINHAS DE PESQUISA

 

Carlos Eduardo Nórte: neuropsicologia; funções executivas; memoria; marcadores psicofisiológicos.

Cilene Rodrigues: structural complexity in nano and macro-syntax, especially phenomena involving syntactic dependencies in Romance languages and in the less studied grammars of Brazilian Sign language and Brazilian native languages; pronouns (how are they structured, interpreted and phonologically realized?); language and communication dysfunctions in the face of mental disorders, such as schizophrenia, mania and bipolar.

Daniel Mograbi: consciousness and implicit memory and emotional processing, investigating these processes in neurological and psychiatric patients; identity and selfhood in neurological patients.

Diogo Almeida: especialista em lingüística experimental, psico- e neurolingüística; pesquisa em diferentes áreas na interface linguagem-cognição, bem como sintaxe experimental, processamento sintático e memória de trabalho; reconhecimento da fala e representação mental dos sons da linguagem.

Erica dos Santos Rodrigues: língua e Cognição - representação, processamento e aquisição da linguagem.

J. Landeira Fernandez: psicologia experimental, com ênfase em Neurociências e Comportamento. Meu interesse acadêmico está relacionado com a investigação de circuitos neurais responsáveis pelos transtornos de ansiedade. Para tal, desenvolvemos pesquisas como modelos animais de ansiedade. Desenvolvemos também instrumentos capazes de quantificar ansiedade em seres humanos. Tenho também interesse na área de avaliação neuropsicológica, particularmente, na avaliação de transtornos de memória.

Ludovic Soutif: filosofia da linguagem, da lógica e da mente; história da filosofia analítica.

Ralph Ings Bannell: filosofia política e social; tecnologias educacionais; filosofia da mente e as ciências cognitivas.

Roberto Alves Lourenço: fragilidade em idosos brasileiros; normatização de valores de referência de instrumentos de avaliação funcional; adaptação de transcultural de instrumentos de avaliação funcional e cognitiva.

Zena Eisenberg: cognição e linguagem; desenvolvimento infantil; aprendizagem de conceitos; educação infantil; desenvolvimento da noção de tempo; tecnologias digitais na infância.

 

PUBLICAÇÕES 

 

Cilene Rodrigues:

RODRIGUES, C. (2017) Absence of evidence is not evidence of absence: the Pirahã case. Diadorim, v. 19, p. 305-324.

RODRIGUES, C. (2017) Sinalizar para o cérebro ouvir melhor. Correio Braziliense, Brasília, DF, v. 19.891, p. 9.

RODRIGUES, C.; POZZO, L. D. (2017) Whose feet is it? Pronominal possessives in pro-drop languages: an experimental study. Revista Letras, v. 96, p. 461-486.

RODRIGUES, C.; BONFIM, F.; DUARTE, E. (Eds.) (2017) On agreement. Especial Issue of Diadorim, V. 19. ed. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 2017. v. 1. 368p.

RODRIGUES, C.; SANDALO, F.; SALLES, R. (forthcoming) Word order in control: evidence for self-embedding in Pirahã. In: Amaral et al. (Eds). Recursion across domains. Cambridge: Cambridge University Press.

SANDALO, F.; RODRIGUES, C.; ROEPER, T.; AMARAL, L.; MAIA, M.; ROMLING, G. (forthcoming) Self-embedded recursive postpositional phrases in Pirahã: a pilot study. In: Amaral et al. (Eds). Recursion across domains. Cambridge: Cambridge University Press.


Diogo Almeida:

ALMEIDA, D.; CORINA, D.; POEPPEL, D. (2016) The Processing of biologically plausible and implausible forms in American Sign Language: Evidence for perceptual tuning. Language, Cognition and Neuroscience 31(3), 361-374.

ALMEIDA, D.; TUCKER, M. (2017) The complex structure of errors and the independent visibility of phi-features: Evidence from agreement attraction in Arabic. In: Andrew Lamont & Katerina Tetzloff (Eds.) Proceedings of the 47th Meeting of the North East Linguistics Society, Vol 1, 45-54. Amherst, MA: GLSA.

POLITZER-AHLES, S.; SCHLUTER, K.; WU, K.†; ALMEIDA, D. (2016) Asymmetries in the perception of Mandarin tones: Evidence from mismatch negativity. Journal of Experimental Psychology: Human Perception and Performance, 42(10), 1547-1570.

POLITZER-AHLES, S.; XIANG, M.; ALMEIDA, D. (2017) "Before" and "after": investigating the relationship between temporal connectives and chronological ordering using event-related potentials. PLoS ONE 12(4): e0175199. doi:10.1371/journal.pone.0175199.

SCHLUTER, K.; POLITZER-AHLES, S.; AL KAABI, M.; ALMEIDA, D. (2017) Laryngeal features are phonetically abstract: Mismatch Negativity evidence from Arabic, English, and Russian. Frontiers in Psychology, 8:746.

SCHLUTER, K.; STEPHEN, J.; POLITZER-AHLES, S.; ALMEIDA, D. (2016) No place for /h/: An ERP investigation of English fricative place features. Language, Cognition and Neuroscience, 31(6), 728-740.

SPROUSE, J.; ALMEIDA, D. (2017) Design sensitivity and statistical power in acceptability judgment experiments. Glossa: a journal of general linguistics, 2(1), 14. doi: http://doi.org/10.5334/gjgl.236.

SPROUSE, J.; ALMEIDA, D. (2017) Setting the empirical record straight: Acceptability judgments appear to be reliable, robust, and replicable. Behavioral and Brain Sciences, 40, 43-44. doi:10.1017/S0140525X17000590, e311.

TUCKER; MATTHEW; IDRISS, A.; SPROUSE, J.; ALMEIDA, D. (accepted). Resumption ameliorates different islands differentially: acceptability data from Modern Standard Arabic. Proceedings of Perspectives on Arabic Linguistics 30.


Erica dos Santos Rodrigues:

MARCILESE, M.; RODRIGUES, E. dos S.; AUGUSTO, M.; HENRIQUE, K. (2017) Efeitos de distância linear e marcação no processamento da concordância verbal variável no PB. Revista de Estudos da Linguagem, v. 25, p. 1291-1325.

MARCILESE, M.; RODRIGUES, E. dos S. (2015) Notes on Speakers? Intuitions and Judgments in Linguistic Theory and Psycholinguistics: The Case of Q-Expressions in BrP. Revista Virtual de Estudos da Linguagem, v. 13, p. 93-119.

RODRIGUES, E. dos S. (2015) Produção da linguagem. In: Marcus Maia. (Org.). Psicolinguística, psicolinguísticas: uma introdução. 1ed.São Paulo: Contexto, v. 1, p. 85-98.

RODRIGUES, E. dos S.; ALMEIDA, D. (2015) Concordância de gênero e número em estruturas predicativas no português brasileiro: um estudo experimental de produção induzida de lapsos. Linguística (Rio de Janeiro), v. 11, p. 135-152.

RODRIGUES, E. dos S.; MARCILESE, M. (2017) Contextual Information in Universal-Q processing and Some Remarks on Distributivity, Collectivity and Maximality. In: Linda Escobar; Vicenç Torrens; Teresa Parodi. (Org.). Language Processing and Disorders. 1ed.Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholars Publishing, v. 1, p. 145-164.


J. Landeira Fernandez:

FILGUEIRAS, A.; GALVÃO, B.; PIRES, P.; FIORAVANTI-BASTOS, A.; SANTANA, C.; LANDEIRA-FERNANDEZ, J. (2015) Tradução e adaptação semântica do Questionário de Controle Atencional (QCA) para o contexto brasileiro. Estudos de Psicologia, 32, p. 173-185.

LANDEIRA-FERNANDEZ, J. (2015) Participation of NMDA receptors in the lateral hypothalamus in gastric erosion induced by cold-water restraint. Physiology & Behavior, 140, p. 209-214.

LANDEIRA-FERNANDEZ, J.; CRUZ, A.; VENTURA, D. (2015) Looking to the future: the American Psychological Association is the new publisher of Psychology & Neuroscience [Editorial]. Psychology & Neuroscience, 8, p. 1-3.

MOUSOVICH-NETO, F.; LOURENÇO, A.; LANDEIRA-FERNADEZ, J.; CORRÊA-DA-COSTA, V. (2015) Endocrine and metabolic functions in Carioca High-conditioned Freezing rats. Psysiology & Behavior, 142, p. 90-96.

REUS, G.; ABALEIRA, H.; MICHELS, M.; TOMAZ, D.; SANTOS, M.; CARLESSI, A.; MATIAS, B.; LEFA, D.; DAMIANI, A.; GOMES, V.; ANDRADE, V.; DAL-PIZZOL, F.; LANDEIRA-FERNANDEZ, J.; QUEVEDO, J. (2015) Anxious phenotypes plus environmental stressors are related to brain DNA damage and changes in NMDA receptor subunits and glutamate uptake. Mutation Research, 772, p. 30-37.


Ludovic Soutif:

SOUTIF, L. (2015) Dinâmica cognitiva. In: J. Branquinho & R. Santos (Orgs). Compêndio em Linha de Problemas de Filosofia Analítica. Lisboa: Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa.

SOUTIF, L. (forthcoming) Frege, Singularism, and Thinking Episodes. In: D. Perrin & J.-P. Narboux (Eds.), New Perspectives on Frege's Logical Investigations. São Paulo: Mundaréu.

SOUTIF, L. (2017) Minima Visibilia, Single-Coloured Patches, Points: Logical Analysis and its Visual Instances in Wittgenstein’s Early Notebooks. In : M. SILVA (Ed.). Colours in the Development of Wittgenstein’s Philosophy. New York : Palgrave Macmillan, p. 9-32.

SOUTIF, L. (2018) Pensamento singular e atos de pensamento episódicos. Manuscrito, vol. 41 (1), p. 93-113.

SOUTIF, L. (forthcoming) Qu’est-ce qu’une pensée singulière?. Paris: Vrin. 128p. ISBN: 9782711627936.


Mário Cesar do Nascimento Bevilaqua:

BEVILAQUA, M.; ANDRADE-DA-COSTA, B.; FLEMING, R.; DIAS, G.; LUZ, A.; NARDI, A.; MELLO, F.; GARDINO, P.; CALAZA, K. (2015) Retinal development impairment and degenerative alterations in adult rats subjected to post-natal malnutrition. International Journal of Developmental Neuroscience, v. 47b, p. 172-182.

DIAS, G.; COCKS, G.; BEVILAQUA, M.; NARDI, A.; THURET, S. (2016) Resveratrol: a potential hippocampal plasticity enhancer. Oxidative Medicine and Cellular Longevity (Print), v. 2016, p. 1/9651236-14.

FREITAS, S.; MARQUES, A.; BEVILAQUA, M.; DE CARVALHO, M.; RIBEIRO, P.; PALMER, S.; NARDI, A.; DIAS, G. (2016) Electroencephalographic findings in patients with major depressive disorder during cognitive or emotional tasks: a systematic review. Revista Brasileira de Psiquiatria (São Paulo. 1999. Impresso), v. 38, p. 338-346.

MARQUES, A.; Bevilaqua, M.; DA FONSECA, A.; NARDI, A.; THURET, S.; DIAS, G. (2016) Gender Differences in the Neurobiology of Anxiety: Focus on Adult Hippocampal Neurogenesis. Neural Plasticity, v. 2016, p. 1-14.


Ralph Ings Bannell:

BANNELL, R. (2017) A double-edged sword (Uma faca de dois gumes). In Ferreira, G.M. dos Santos, Rosado, L.A da Silva, Carvalho, J de Sá (Orgs) Educação e Tecnologia: Abordagens Críticas/ Education and Technology: Critical Approaches. Rio de Janeiro: Universidade Estácio de Sá.

BANNELL, R. (2016) Aprendendo a pensar e a Estética do Entendimento (Learning to Think and the Aesthetics of Understanding). In Pagni, P., Gallo, S., & (Orgs) Filosofia da Educação como Práxis Humana. São Paulo: Cortez.

BANNELL, R. (2015) Democracia, Estado e Educação frente ao Capital em Dewey e Habermas. In Lima, C.M. (Org) Representação, Democracia e Controle Social. Rio de Janeiro: Salute.

BANNELL, R. (2017) Having the World in View Means Feeling it: the Aesthetics of Understanding. In. Strand, T., Smith, R., Pirrie, A., Gregoriou, Z. & papestephanou, M. (Eds) Philosophy as Interplay and Dialogue: viewing lanscapes within philosophy of education. Münster: LIT Verlag.

BANNELL, R. (2015) Razão e Educação Política: crítica de um fragmento da Ideologia Liberal. In Educação em Foco, v.20, p. 195-229.

BANNELL, R. (2015) Razão Prática, Ética e Educação. In Educação e Cultura Contemporânea, v. 12, p. 84-102.

BANNELL, R. (2016) Senso e Sensibilidade: Corpo, Estética e Significado (Sense and Sensibility: The body, aesthetics and meaning). In Georgen, P., Bombassaro, L. C., Rajobac, R. (Orgs.) Experiência Formativa e Reflexão. Caxias do Sul: EDUCS.

BANNELL, R.; DUARTE, R.; CARVALHO, C.; PISCHETOLA, M.; MARAFON, G.; CAMPOS, G. (2016) Educação no Século XXI: Cognição, Tecnologias e Aprendizagens (Education in the XXIst century: Cognition, Technologies and Learning). Petrópolis: Vozes/ PUC-Rio.

BANNELL, R.; GOMES, L.; GALLO, S.; PAGNI, P. (Orgs) (2017) Filosofia da Educação: entre a formação de educadores e a qualificação profissional (Philosophy of Education: between the education of educators and professional qualification). São Paulo: Cortez.


Zena Eisenberg:

EISENBERG, Z.; DUARTE, R. (2017) Aprendendo sobre o tempo. PRESENÇA PEDAGOGICA, v. 23, p. 32-38.

EISENBERG, Z.; LEMOS, G.; XAVIER, N. (2016) O tempo na creche. In: Vera Maria Ramos de Vasconcellos; Zena Eisenberg. (Org.). As muitas faces de uma creche: pesquisas acadêmicas na Educação Infantil. 1ªed.Curitiba: Editora CRV, v. , p. 105-127.

NOGUEIRA, J.; EISENBERG, Z.; DUARTE, R.; Carvalho, M. (2016) “Pessoas que só usam internet para xingar outras pessoas”: incômodos de crianças e adolescentes brasileiros na internet. In: Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR. (Org.). Pesquisa sobre o uso da internet por crianças e adolescentes no Brasil [livro eletrônico] : TIC Kids online Brasil 2015. 1ªed.São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, v. , p. 105-115.

VASCONCELLOS, V.; EISENBERG, Z. (2016) As muitas faces de uma creche: pesquisas acadêmicas na Educação Infantil. 1ª. ed. Curitiba: Editora CRV.

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